Cortar vidro temperado: características

Cortar vidro temperado é feito a partir de vidro comum, por esse motivo, possui todas as suas características: transparência, coloração e paralelismo nas faces. Ele passa por um tratamento de aquecimento e rápido esfriamento para torná-lo mais resistente a impactos. Esse processo consiste em um tratamento térmico, chamado de têmpera, que fornece ao produto resistência mecânica a flexão e impactos muito maior do que em vidros comuns. Sua resistência térmica é altíssima, chegando a suportar variações de 200ºC.

É importante sempre ficar atento, pois depois de ser temperado, cortar vidro temperado, ou furar e partir não são procedimentos mais permitidos. Caso contrário, a peça pode estilhaçar, gerando partículas pequenas e arredondas, o que previne a possibilidade de acidentes, mas ainda assim, se perde todo o trabalho feito anteriormente.

Aplicações cortar vidro temperado

Cortar vidro temperado pode se encaixar em diversas aplicações, sendo elas:

  • Vidros de veículos (obrigatoriamente);
  • Construções civis;
  • Decorações;
  • Ambientes comerciais, corporativos, residenciais.

Antes de ser feita a escolha de cortar vidro temperado, é preciso estar ciente de algumas vantagens e desvantagens do produto. Em relação as desvantagens, elas são poucas. Como já mencionado, não é permitido cortar, recortar e furar o vidro após passar pela têmpera, pois sua flexibilidade é menor do que a de um vidro comum. Ele também não é indicado a ser corta-fogo, apesar de sua resistência a diferentes temperaturas. E, além de tudo, é sempre necessário tomar precauções e cuidados para evitar danos físicos e materiais.

Em relação às vantagens, em caso de quebra, o cortar vidro temperado não produz estilhaços, somente pedaços pequenos e não pontiagudos. Ele oferece privacidade, controle acústico e térmico do ambiente, e luminosidade a prova de raios ultra violeta. Além disso, pode ser instalado sem caixilhos, podendo ser usado internamente e externamente, e, inclusive, facilita bastante a limpeza.

Cuidados importantes

Caso venha a quebrar, a justificativa, na maioria dos casos, é dada por falhas na hora da instalação. A falta do uso de dispositivos de segurança e vidros que são instalados em contato direto com a alvenaria podem quebrar. Por esse motivo, as condições de espaço e forma como foi instalado devem ser analisadas para definir qual o motivo da quebra do cortar vidro temperado. É sempre necessário fazer a instalação com uma empresa de confiança.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende cortar vidro temperado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende cortar vidro temperado: