Como é feita a reciclagem pela empresa que compra vidro?

O vidro é um material conhecido por sua versatilidade. Ele está presente em todos os momentos do cotidiano: sejam em telas de computadores, televisões, celulares, potes, pratos e copos. Essa quase onipresença possui duas consequências: uma produção constante do material e também do seu descarte. A grande vantagem é que o vidro é 100% reciclável em infinitas vezes, o que significa que empresa que compra vidro para realizar esse procedimento.

Como é o processo de reciclagem?

O recolhimento do vidro por empresa que compra vidro pode ser feita de diversas formas. Entre os métodos, está a venda direta para cooperativas do material adequado ou pelos pontos de coleta de materiais recicláveis em cada município. Alguns dos vidros que podem ser reciclados são: garrafas de bebidas; potes de alimentos; cacos; frascos de remédios e perfumes; vidros lisos, entre outros.

E o que ocorre depois da coleta? O material recolhido passa por um procedimento de triagem entre vidros coloridos e normais. Na próxima etapa são eliminadas as sujeiras existentes e que podem estar grudadas nos vidros.

Todas as garrafas, potes, frascos e etc são então triturados. Esses caquinhos são levados para um fornalha em uma temperatura de 1.300 ºC, local onde serão aquecidos, fundidos, derretidos e então levados para outros moldes, compondo novos objetos.

Benefícios da reciclagem

A reciclagem feita pela empresa que compra vidro tem um impacto direto na conservação do meio ambiente em diversos níveis. Um deles é da diminuição da necessidade do uso de recursos naturais e de energia para a produção de vidros novos. Todo o processo de reciclagem também é a renda de muitas pessoas que trabalham em cooperativas com esse objetivo. Esses são outros benefícios dessa ação:

  • Diminuição de lixo nos aterros;
  • Possibilidade de reutilização de 100% do material;
  • Cada tonelada de vidro reciclado representa uma economia de 70% em relação à produção de vidros novos;
  • São economizados 1,2 toneladas de matéria-prima para cada tonelada de vidro reciclado.

É importante, portanto, procurar em cada município que empresa que compra vidro e se engajar para fazer parte dessa mudança.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende empresa que compra vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende empresa que compra vidro: