Fachada de vidro temperado

A fachada de vidro temperado virou tendência no mundo todo e deixa os edifícios e casas com uma aparência muito sofisticada, elegante e moderna. Mas, apesar do vidro parecer um item frágil, a fachada de vidro temperado é altamente segura porque esse vidro passa por um processo de fabricação em que é colocado em forno de têmpera em alta temperatura e depois resfriado, o que aumenta sua dureza e resistência em cinco vezes mais do que o vidro comum. Dessa forma, ao usar vidro temperado na fachada de imóveis comerciais ou residenciais, ele dificilmente se quebrada, seja com impactos ou choques térmicos.

Mas, existe uma outra vantagem. O vidro temperado, quando se quebra não forma pedaços grandes e cortantes, ele apenas se estilhaça evitando machucados nas pessoas. A ABNT recomenda o uso do vidro temperado laminado nas edificações, que é o mesmo tipo usado nos para-brisas de automóveis. Esse vidro, tem uma película polivinil butiral (PVB) que segura os cacos nela para que não se espalhem evitando acidentes, portanto, as fachadas de vidro temperado laminado são ainda mais seguras.

Modelos de fachada de vidro temperado

Usar fachada de vidro temperado é uma grande tendência, mas o vidro pode ter diversos modelos, design diferenciado, decorações e cores, para se adaptar e combinar com os projetos arquitetônicos. Apesar de ser um elemento muito versátil, clean e que combina facilmente com vários estilos de decoração e de materiais, como ferro, madeira, granito, mármore, concreto, alumínio e inox, o vidro usado na fachada de vidro temperado pode ser de outros modelos, para trazer uma decoração diferenciada, um efeito espelhado, ou ainda mais benefícios ainda, como reflexo e proteção solar.

Veja algumas dessas opções usadas em fachada de vidro temperado laminado:

  • Serigrafado;
  • Blindado;
  • Colorido;
  • Refletivo;
  • Para-chamas;
  • Corta-fogo.

Vantagens do uso da fachada de vidro temperado

Além de ser um vidro seguro, durável e resistente, que não precisará de manutenção e trocas por longo tempo, a fachada de vidro temperado ajuda a dar a sensação de amplitude nos ambientes, integra a área interna com a externa já que a vista não é ocultada como em uma fachada de concreto e permite a entrada de luz do sol, deixando um clima mais ameno e economizando no uso da luz artificial (elétrica) durante o dia. E o modelo temperado laminado ainda tem proteção solar e de ruído.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende fachada de vidro temperado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende fachada de vidro temperado: