Grade guarda corpo

O guarda copo é um importante item de segurança para casas, apartamentos e imóveis comerciais. A grade guarda corpo, também chamado de guarda corpo gradil, é o modelo de guarda corpo vazado, feito com grades que podem ser de aço inox, alumínio, ferro, madeira ou PVC.

Esse modelo de guarda corpo confere ventilação e luminosidade ao ambiente porque não é totalmente fechado, como um modelo de concreto, por exemplo. Ele é muito usado em escadas e mezaninos e permite que o ambiente fique à vista, mas é preciso saber combiná-lo com a decoração. Por isso, a grade guarda corpo deve ser fabricada de um material e com um design que sigam o mesmo estilo do ambiente onde será instalado. Com o seu uso as pessoas transitam com maior segurança, principalmente em locais que residam crianças.

Grade guarda corpo

O guarda corpo tem seu uso mais comum em varandas e sacadas, mas não se restringe apenas a esses locais. Eles são fundamentais para imóveis que têm mezaninos, sendo que nessas áreas internas, como nas escadas, a grade guarda corpo ou o modelo de vidro são mais usados por dar leveza ao ambiente, já que não ocultam a vista. Ele também pode ser usado para cercar a área da piscina, evitando acidentes, em rampas, beiras e passarelas, para que as pessoas transitem com segurança.

É importante analisar que em alguns desses locais, as pessoas podem apoiar os braços sobre a grade guarda corpo, por isso, materiais resistentes e uma base para esse apoio são essenciais para a segurança.

Veja onde pode ser usado o guarda corpo:

  • Sacadas;
  • Varandas;
  • Escadas;
  • Rampas;
  • Beirais;
  • Mezaninos;
  • Passarelas;
  • Piscinas.

Grade guarda corpo de segurança

A ABNT tem algumas regras para o uso de guarda corpo de forma segura, tanto em relação aos materiais que podem ser usados para sua fabricação, como em relação à altura e outras medidas que não coloquem em risco a vida das pessoas. Segundo essas normativas, o guarda corpo deve ter no mínimo um metro de altura a contar do solo.

A grade guarda corpo ou o modelo chamado gradil, deve ter a distância máxima de 110mm entre os perfis. Sua instalação é outro item importante, para que a circulação nos ambientes seja segura, por isso, contratar empresas com ampla experiência na fabricação de grade guarda corpo é fundamental.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende grade guarda corpo:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende grade guarda corpo: