O que é guarda copo

O guarda copo é uma proteção que se usa nas construções mais altas – é obrigatório quando há um desnível de altura maior que um metro – para que as pessoas circulem com proteção contra quedas, como sacadas, varandas, escadas, rampas, beirais, mezaninos e passarelas. Ele é uma espécie de muro, mas que pode ser feito de diversos materiais, porém que devem estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que regula, tanto questões de materiais que podem ser usados, como a altura que o guarda copo deve ter. A normativa dos guarda corpos para edificações é a NBR 14718 e, segundo ela, a altura mínima que ele deve ter, do chão até a base em que a pessoa apoia as mãos, é de 1,10 metros.

Do que pode ser feito o guarda copo

Guarda copos podem ser vistos em shoppings, escadas rolantes, hospitais, teatros, prédios, clubes (às vezes são usados para cercar a área das piscinas), faculdades, além de residências e imóveis comerciais assobradados. Se o guarda corpo for de vidro ele deve seguir as normas da NBR 7199 feita pela ABNT juntamente da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro).

Se for de madeira deve seguir as regras da NBR 7190 (Projeto de estruturas de madeira). O guarda copo de concreto não confere a visão da paisagem e a claridade que o de vidro, que tem se destacado cada vez mais no mercado. Veja mais materiais que podem ser usados para fabricação de guarda copo:

  • Concreto;
  • Vidro;
  • PVC;
  • Aço inox;
  • Madeira;
  • Alumínio.

Guarda corpo de vidro aramado ou laminado

O guarda copo de vidro tem se tornando uma grande tendência na construção civil porque é elegante, sofisticado, de manutenção e limpeza práticas e deixa um visual mais leve nos imóveis, seja usado na parte externa, como interna. Mas, para que ele seja resistente e oferece segurança para as pessoas, é preciso usar vidros seguros, como o aramado ou o laminado.

Em caso de quebra eles formam pequenos pedaços arredondados evitando cortes e machucados nas pessoas. No caso do aramado, sua rede metálica de malha quadrada, que é incorporada em seu processo de fabricação, segura os estilhaços para que não se espalhem. No laminado, quem faz essa função é uma película de PVB (polivinil butiral), que também é adiciona na fabricação desse modelo de vidro.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende guarda copo:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende guarda copo: