Guarda corpo abnt

Usar guarda corpo nas edificações é essencial para a segurança das pessoas contra quedas, seja em sacadas, varandas, escadas, rampas, mezaninos e passarelas. Mas, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem uma regulamentação específica para seu uso, assim como para outros itens da construção.

Trata-se da NBR 14718 (Guarda-corpos para edificação). Segundo o documento, o uso de guarda corpo abnt é obrigatório quando há algum desnível com a altura maior que 1 metro no imóvel construído. A altura mínima do guarda-corpo deve ser medida entre o piso e o local onde a pessoa apoia as mãos, que conforme a ABNT/NBR 14718 deve ter uma distância de 1,10 metros.

Já a NBR 7199 foi feita pela ABNT juntamente da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro) para determinar algumas regras quanto a utilização de guarda corpo de vidro de forma segura. É considerado um vidro de segurança aquele que reduz o risco de ferimentos em caso de quebra, que são o aramado, o laminado e o temperado, mas o guarda corpo abnt só pode ser feito com os dois primeiros.

Onde usar guarda corpo abnt

O guarda corpo vidro confere um visual mais leve, elegante e moderno aos imóveis, além de valorizá-los e de cumprir a função de proteção, sendo usados em apartamentos, casas, shopping centers, hospitais, teatros e empresas diversas que tenham mais de um andar e que precisem proteger a circulação das pessoas nos ambientes. Usar guarda corpo abnt é garantir um vidro muito mais resistente contra impactos, choques térmicos, chuvas, calor, umidade, e que tem longa durabilidade, tanto em áreas internas como externas. Veja onde ele pode ser usado:

  • Sacadas;
  • Varandas;
  • Escadas;
  • Rampas;
  • Beirais;
  • Mezaninos;
  • Passarelas.

Guarda corpo abnt com vidro aramado ou laminado

O guarda corpo abnt pode ser fabricado com vidro aramado ou laminado que são altamente seguros devido a evitarem acidentes. Em caso de quebra eles não formam cacos de vidros grandes e cortantes, apenas se estilhaçam formando pequenos pedaços arredondados para que as pessoas não se cortem ou machuquem.

A principal diferença entre eles é que o aramado recebe uma rede metálica de malha quadrada incorporada à sua massa durante seu processo de fabricação, que segura os estilhaços de vidro em caso de quebra. Já o vidro laminado, recebe uma película de PVB (polivinil butiral) que mantém os cacos unidos em caso de quebra.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo abnt:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo abnt: