Guarda corpo da escada

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – exige que qualquer local que tenha um desnível maior do que 1 metro de altura recebe um guarda corpo para garantir a segurança das pessoas. Isso vale desde sacadas até as escadas e, por isso, o guarda corpo da escada deve ser usado em ambientes residenciais ou comerciais, em áreas internas ou externas.

O guarda corpo deve combinar com o ambiente, por isso há diversos materiais que eles podem ser fabricados, sendo os mais usados hoje em dia o vidro e o alumínio, que conferem um visual moderno e não exigem manutenção frequente, tendo longa durabilidade, além de serem superseguros. Esse modelo também permite entrada de ventilação, do sol, deixando o ambiente com mais claridade e não oculta a vista.

Variedades de guarda corpo da escada

O guarda corpo da escada serve como uma barreira e um corrimão de apoio para a circulação das pessoas em escadas, podendo ser fabricado sob medida e em diversas cores e modelos para que combine com os ambientes onde serão instalados. É recomendado avaliar a necessidade de ventilação, a exposição ao calor e chuva, a necessidade e entrada de luz natural, além do design do guarda corpo da escada para optar pelo modelo mais adequado para cada ambiente.

O modelo de PVC por exemplo, não tem um visual tao elegante quanto o de alumínio e o de vidro, mas fica bem em um deck com piscina. Veja algumas opções de materiais que são aprovados pela ABNT para a fabricação de guarda corpo da escada:

  • Alumínio;
  • Alumínio com vidro;
  • Aço inox;
  • Concreto;
  • Madeira;
  • Vidro.

Mais segurança com guarda corpo da escada

O guarda corpo da escada deve ser fabricado conforme a norma NBR 14718, da ABNT, que indica as medidas corretas para sua segurança. A altura entre o piso e o parapeito do guarda corpo da escada determinada pela normativa é de, no mínimo, 85cm. Já o corrimão deve ter altura entre 80 cm e 92 cm do chão. Se o local onde ele for instalado tiver a circulação de crianças e animais de estimação, recomenda-se que o guarda corpo da escada seja fechado com vidros ou que os vãos das grades de alumínio não sejam muito espaçados.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo da escada:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo da escada: