Guarda corpo de ferro: vantagens e usos

O guarda corpo de ferro é um elemento importante em casas com escadas, sacadas e varandas, pois proporcionam segurança ao local, por isso ele precisa ser de um material bem resistente a quedas e batidas, seja de pessoas ou até mesmo ação do tempo.

O ferro é um material bastante versátil pois, pode ser moldado e criar diversos padrões interessantes, como em casas neocoloniais com arabescos ou em casas modernas, utilizando ferros tubulares e discretos.

Ele também pode ser combinado com materiais como vidro para criar um ambiente mais clean e atual ou madeira, para casas mais clássicas e com ambientação de época. Se você ainda não se decidiu a respeito do guarda corpo de ferro, confira algumas de suas vantagens.

Vantagens do guarda corpo de ferro

  • O guarda corpo de ferro é um dos materiais mais baratos e mais utilizados em construções em geral;
  • Pode ser moldado de acordo com o gosto do cliente, criando padrões que vão do clássico ao moderno;
  • Alguns modelos precisam receber pinturas para preservar das intempéries ambientais;
  • Pode ser feito de ferro galvanizado: é uma estrutura revestida de zinco que protege o guarda corpo de ferro. Caso o cliente queira um guarda corpo de ferro em tons de inox, não é necessário pintar;
  • Ferro fundido: um material bem clássico e mais puro. Conhecido por fazer parte de casas mais antigas. É também o tipo de ferro mais pesado;
  • Guarda corpo de ferro tubular: o mais barato e tem o interior vazado, o que deixa a estrutura leve.

Cuidados com o guarda corpo de ferro

Por ser um material sensível, é necessário ter cuidado ao instalá-lo: são necessárias manutenções para verificar se a estrutura não está oxidada, por isso não é muito indicado para regiões litorâneas, já que a maresia acelera esse processo.

A área que recebe a pintura precisa ser preservada de arranhões ou batidas para que a tinta não saia e cause danos à estrutura do guarda corpo de ferro.

Com esses cuidados é possível utilizar o guarda corpo de ferro dentro e fora da residência sem maiores problemas, porém ao instalar, ele deve estar de acordo com a norma NBR 14718 que dita as medidas, distâncias e outras regras a respeito de guarda corpo em projetos residenciais e comerciais.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo de ferro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo de ferro: