Guarda corpo definição: o que é e pra que serve esse objeto?

Guarda corpo definição é bem simples, pois ele pode ser descrito como um item de segurança que serve como uma verdadeira barreira prevenindo quedas de grandes alturas. A norma ABNT/NBR 14.718 regulamenta a instalação de guarda corpos, dando orientações sobre medidas, materiais e aplicações do objeto.

Muitas pessoas confundem guarda corpo com corrimão, pensando que os dois são um único objeto. Mas enquanto o corrimão é apenas a extensão que serve de apoio para as mãos e auxilia no equilíbrio, o guarda corpo fica localizado logo abaixo do corrimão e forma a barreira protetora. É especialmente recomendada a sua instalação em locais com crianças e animais. Além de prevenir, o objeto também é um excelente elemento decorativo, podendo trazer mais elegância para o ambiente em que está instalado.

Onde instalar guarda corpo

Agora que já vimos o que é guarda corpo definição e para que serve, vamos entender as maiores aplicações para esses objetos. Seja em casas ou escritórios, guarda corpos são excelentes objetos decorativos, além de reforçar na segurança prevenindo quedas.

Um guarda corpo pode ser instalado em:

  • Escadas;
  • Piscinas;
  • Sacadas;
  • Passarelas;
  • Mezaninos;
  • Terraços.

É recomendo o auxílio e acompanhamento de um profissional especializado para a instalação de guarda corpos, pois como mencionamos acima, o objeto precisa estar de acordo com as regras da ABNT/NBR 14.718. Contratar profissionais de confiança é essencial para que a instalação seja feita de forma correta e segura. Seja um engenheiro civil, arquiteto ou até mesmo um design de interiores, é fundamental que o guarda corpo tenha o aval de um especialista para que tudo ocorra nos conformes e não prejudique o restante da obra.

Medidas de guarda corpo

Além de guarda corpo definição, é importante também conhecer as medidas estabelecidas pela ABNT/NBR 14.718. Seguir essas orientações é a garantia de que tudo vai correr bem durante a instalação do objeto e principalmente posteriormente, garantindo segurança permanente.

É recomendado que um guarda corpo tenha altura miníma de 110 cm em relação ao chão. A obrigatoriedade é válida para todos os tipos de edificação, independente se é para uso comercial ou residencial.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo definição:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo definição: