Guarda corpo em vidro é a melhor opção?

Durante a reforma ou construção da casa surgem algumas dúvidas técnicas, mas buscando conciliar modernidade com segurança muitos optam pela instalação de um guarda corpo em vidro. O objeto é um item de segurança que auxilia na prevenção de quedas de grandes alturas, podendo ser aplicado em escadas, terraços, passarelas, etc. É preciso que um profissional de engenharia civil ou arquiteto recomende e acompanhe a instalação, pois existem regras específicas sobre o tipo de material, alturas e medidas próprias.

Medidas

A Associação Brasileiras de Normas Técnicas reúne todas as regras oficiais para diversos tipos de aplicação no país. No caso de guarda corpos, a norma ABNT/NBR 14.718 é a que regulamenta os tipos e instalação desses objetos.

Guarda corpos em vidro podem ser instalados em diversos locais, como:

  • Rampas;
  • Escadas;
  • Passarelas;
  • Sacadas
  • Mezaninos;
  • Piscinas;
  • Terraços.

A norma regulamenta que os guarda corpos podem ser instados em áreas de uso privado ou coletivo como hospitais, museus, aeroportos e rodoviárias. Um guarda corpo precisa ter no mínimo 110 cm de altura em relação ao chão.

Para a aplicação dos vidros, é essencial que o mesmo tenha espessura grossa, NBR 7.199 pois a segurança é garantida com um material resistente. O mais utilizado é o blindex. Os vidros adequados para guarda corpos são citados na seção 5 da NBR 14.718.

Como decorar o ambiente com guarda corpo em vidro

Além de fornecer segurança, é possível que o guarda corpo em vidro também harmonize bem com o ambiente. Você pode contratar um arquiteto ou designer de interiores para te auxiliar nessa reformulação e te dar as melhores orientações para a decoração.

O guarda corpo de vidro é uma excelente opção para quem quer dar um moderno para o ambiente. Em salas, o vidro da sensação de ampliar o espaço e é uma boa pedida em um local já muito decorado, pois a o minimalismo vai ser o toque final na decoração.

Combinar a iluminação também é importante e luzas mais fracas são recomendados para ambientes com muitos vidros, já que irão refletir menos no ambiente.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo em vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo em vidro: