O que é guarda corpo escada?

É muito fácil confundir guarda corpo escada de corrimão. Os dois vivem em conjunto, mas um não é a mesma coisa que o outro. O corrimão, por exemplo, é onde apoia-se para descer ou subir uma escada ou andar em algum corredor, garantindo a segurança do usuário. O guarda corpo, em contrapartida, não possui a mesma funcionalidade de apoiar quem está passando por ele, mas também possui a função de segurança. Em palavras mais fáceis, ele é o que fica abaixo do corrimão, impossibilitando a passagem por baixo dele, o que é bastante útil em varandas e terraços.

O guarda corpo pode servir como corrimão, mas o mais comum é que ele seja uma complementação do mesmo e uma garantia de segurança. Ele pode complementar o visual, possibilitando a criação desde guarda corpo escada liso com vidros e barras, e com desenhos esculturais, formas geométricas, e o que combinar com o visual do ambiente. Isso proporciona um ar mais sofisticado à ele.

Modelos de guarda corpo escada

Confira abaixo alguns dos modelos de guarda corpo escada mais conhecidos disponíveis no mercado.

  • Guarda corpo de madeira;
  • Guarda corpo de ferro;
  • Guarda corpo de acrílico;
  • Guarda corpo de alumínio;
  • Guarda corpo de aço inoxidável.

O guarda corpo de madeira tem como benefício um material que não enferruja com o tempo. Ele consegue ser combinado com os mais variados ambientes, mas, em contrapartida, necessita de manutenção de tempos em tempos, evitando desgaste e o aparecimento de cupins. O de ferro possui um custo menor do que o de madeira, mas corrói e enferruja facilmente. Ele possui alta resistência, que é ameaçada pelo processo de oxidação. Por esse motivo, a manutenção também é necessária.

Já o de acrílico possui uma estrutura transparente, transmite leveza e permite com que seja combinado com uma diversidade enorme de cores e ambientes. Ele é mais resistente do que os de vidro comuns, mas possui um preço um pouco maior. O guarda corpo escada de alumínio consegue se adaptar em qualquer ambiente, mas que antes, precisa-se atentar ao clima do lugar, pois ele possui algumas restrições. E, para finalizar, o de aço inoxidável é reciclável, e de fácil conservação. Ele não corrói com o tempo, mas também têm um preço mais elevado.

Outros materiais

Correndo um pouco por fora, outros materiais de guarda corpo escada também estão disponíveis no mercado. O guarda corpo de fibra de vidro, aço de carbono, e de vidro temperado ou laminado também possuem suas qualidade e defeitos, podendo variar o preço, e a necessidade de manutenção. É sempre necessário uma pesquisa detalhada antes de decidir o modelo ideal.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo escada:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo escada: