Melhores opções para guarda corpo externo

Quando se pensa em materiais para a construção de produtos de áreas externas é essencial fazer uma escolha bem pensada para garantir a máxima durabilidade do item e com o guarda corpo externo isso não é diferente.

Muito usado em varandas, escadas e mezaninos, esse produto de segurança pode ser confeccionado em diversos modelos e tamanhos, porém, não é qualquer matéria-prima que pode ser usada na sua composição, já que algumas como o ferro, por exemplo, podem enferrujar conforme sofrem exposição a chuva.

Mas na hora da escolha não há com o que se preocupar porque existem excelentes opções para o guarda corpo externo à venda e algumas delas são:

  • Vidro;
  • Alumínio;
  • Inox;
  • Acrílico;
  • Concreto;
  • Madeira.

Característica dos materiais

Todos as matérias-primas citadas acima podem ser utilizadas para a confecção de um guarda corpo externo e cada uma possui características próprias que devem ser levadas em consideração. O vidro é o que mais está em alta atualmente e confere muita beleza e sofisticação ao espaço. Para a confecção do guarda-corpo externo deve-se optar pelo vidro temperado ou pelo laminado, que são muito resistentes e seguros.

O alumínio também é uma boa opção porque é muito leve e pode facilmente ser moldado em diversos modelos, sendo assim uma excelente opção para quem busca por um guarda corpo externo mais decorativo. O inox é um concorrente direto do alumínio e conta com alto brilho e facilidade de limpeza, tendo uma ótima durabilidade.

Já o guarda corpo externo de acrílico é um dos menos utilizados, porém consegue ser muito resistente também. O seu ponto negativo está relacionado ao preço, que pode chegar a ser mais alto até do que o vidro. O concreto dispensa apresentações e dá um toque de mais sobriedade ao guarda corpo externo.

Por fim, a madeira é também uma boa opção, principalmente para locais onde a decoração é mais rústica. Somente deve-se tratá-la da maneira correta para que não estrague com a exposição a chuva.

Diretrizes para o guarda corpo externo

Os locais que possuem uma altura maior do que 1 metro devem possuir um guarda corpo externo instalado e isso deixa de ser uma escolha, já que é uma regra definida pela norma NBR 14.718. Além disso, o produto em si não deve ter uma altura menor do que 1 metro e caso ele seja confeccionado no estilo grade a distância máxima entre os perfis devem ser de 11 centímetros.

Outro ponto importante é que o guarda corpo externo deve ser instalado com materiais que não corroam com o tempo e a uma profundidade de mínima de 9 centímetros no concreto.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo externo:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo externo: