Qual guarda corpo fachada escolher?

A fachada de um edifício ou estabelecimento comercial é a primeira impressão que as pessoas têm do local e deve ser criada de uma maneira que combine com a arquitetura do ambiente. Para os que possuem locais como varandas e mezaninos o guarda corpo fachada é uma peça fundamental para garantir a segurança de quem circula pelo espaço, mas ele não precisa ser somente um item funcional e pode agregar na decoração também.

Mais do que um item de segurança, o guarda corpo fachada é encontrado em diversas opções e é confeccionado em diferentes materiais sendo que os mais comuns são:

  • Vidro;
  • Alumínio;
  • Aço inox;
  • Madeira;
  • Alvenaria.

Características dos materiais

Quem busca por um guarda corpo fachada mais moderno pode escolher sem medo o modelo feito em vidro, que é também o mais usado atualmente em praticamente todos os tipos de construções. Muito versátil e resistente, ele é o que mais soma na estética do espaço e dá um toque de sofisticação e requinte a ele.

As opções de guarda corpo fachada de inox e alumínio tem um design um pouco mais básico, porém também contam com excelente resistência a corrosão e têm alta durabilidade, sendo que o alumínio possui um dos menores preços. Há ainda diversos modelos que aliam o alumínio ou o inox com o vidro, criando produtos muito bonitos também.

O guarda corpo fachada em madeira ultimamente tem sido pouco utilizado, mas é uma excelente opção para locais de estilo clássico, e o mesmo vale para a alvenaria, que está muito presente em construções mais antigas, porém que nos últimos anos perdeu espaço para as outras matérias-primas.

Norma NBR 14.718

Após escolher o material em que o seu guarda corpo fachada será confeccionado é necessário se atentar a algumas diretrizes que são definidas na norma NBR 14.718 para que o produto seja fabricado e instalado da maneira correta.

Dessa forma, é importante saber que o guarda corpo fachada não deve possuir menos de 1 metro de altura e que se ele for do modelo com grades a distância máxima entre elas deve ser de 11 centímetros. Além disso, a profundidade mínima em que ele deve ser instalado no concreto é que 9 centímetros para que fique firme e seguro.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo fachada:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo fachada: