O que é vidro acidato?

O vidro acidato é um tipo de tratamento feito quando o vidro está frio usando ácido flurídrico. Esse ácido é o único capaz de tratar naturalmente o vidro, que o deixa com um efeito decorativo bastante semelhante ao jateamento. Ele causa a "distorção da imagem", fazendo com que ele seja a opção ideal para quem preza pela privacidade, mas que ainda deseje a entrada de luz no ambiente.

Esse vidro pode ser usado tanto em aplicações interiores como exteriores. Restaurantes, casas, hotéis e edifícios comerciais costumam possuir o vidro acidato em seus ambientes, os colocando sempre em aplicações como: divisões interiores, prateleiras, boxes de banheiro, portas e janelas e paredes de vidro. Ele influencia diretamente na decoração, deixando-o mais moderno e sofisticado, dando um ar de misteriosidade.

Outros tipos de vidros além do vidro acidato

Existem diversos tipos de vidros no mercado atualmente, alguns até proporcionam um efeito parecido com o vidro acidato. Segue abaixo uma listagem com alguns desses exemplos.

  • Vidro Float;
  • Vidro Laminado;
  • Vidro Temperado;
  • Vidro Jateado.

O vidro float é o mais conhecido e comum entre os citados. Ele não possui tratamento específico, focando apenas na composição básica. É o mais barato no mercado, e, por esse motivo, não garante segurança ao ser quebrado. Esse tipo de vidro é espelhado, e é comum ser visto em janelas, portas, móveis e etc. O vidro laminado é um dos mais seguros, indicado para quem deseja uma maior segurança. Ele é formado por duas camadas de vidro com uma película ultra-fina entre elas, e oferece controle acústico. Em casos de quebra, os cacos ficam presos na película, ajudando na prevenção de acidentes.

O vidro temperado é feito a partir do vidro float, mas passa por um procedimento diferente. Seu tratamento é feito termicamente, e, quando feito, qualquer corte ou furo pode vir a estilhaçá-lo. Ele é mais 5 vezes mais forte que o vidro comum, e, em casos de quebra, ele se parte em pequenos pedaços não pontiagudos, ajudando na segurança. Já o vidro jateado talvez seja o que traz um efeito parecido com o vidro acidato. Ele é feito a partir da técnica de lançar grãos de areia contra o vidro em alta velocidade, fazendo minúsculas lascas nele, o tornando opaco.

Conclusão

O vidro acidato é bastante recomendado para quem deseja um ambiente mais privado, porém, alguns pontos precisam ser pensados antes. Analisar o ambiente em que ele será colocado é de extrema importância, pois ele precisa combinar diretamente com a decoração presente. O tipo de vidro deve ser decidido a partir disso, e das necessidades desejadas.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro acidato:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro acidato: