Vidro aramado, o vidro de segurança

O Vidro de Segurança tem como base o Vidro Comum, passado por têmpera ou laminação, podendo assim, como exemplo o Laminado ser usado em guarda-corpos e sacadas, que em casos de quebra, impede que uma pessoa caia. Existem 3 tipos de vidros de segurança, mas nessa postagem, em especial, vamos falar sobre o vidro aramado. O vidro aramado é um impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. Durante seu processo de fabricação, assim que o vidro passa entre os cilindros metálicos e vai para a estenderia (conjunto de rolos), o arame (malha de aço) é colocado dentro da massa vítrea. Em seguida, é resfriado gradativamente. Confira essa matéria para saber mais sobre o vidro aramado.

Como ele é feito?

O aramado é um impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa., isso faz com que ela seja capaz de segurar os estilhaços de vidro caso haja rompimento da placa, reduzindo os riscos de ferimentos no momento da quebra e deixando o vão indevassável até sua substituição. Esse vidro também oferece privacidade e estética aos projetos, ampliando o conceito de iluminação e requinte.

Ao contrário dos outros dois tipos de vidro de segurança, o temperado e do laminado, o aramado ganha suas propriedades ainda no processo de fabricação. Antes de a chapa tornar-se sólida, logo após sair do forno de fusão, ela recebe uma malha de aço no interior de sua massa. Por ser um tipo de vidro impresso, apresenta-se como uma solução interessante para a área de arquitetura e design de interiores.

Benefícios

A rede metálica incorporada ao vidro tem como função principal segurar os estilhaços de vidro na hora do rompimento da placa. Ou seja, em caso de quebra, o vidro fica preso à rede metálica, reduzindo os riscos de ferimentos no momento da quebra. Além disso, por ser translúcido, proporciona privacidade e estética ao projeto, ampliando o conceito de iluminação e requinte. O vidro aramado pode ser aplicado de várias formas, como:

  • guarda-corpos;
  • fachadas;
  • coberturas;
  • fechamentos de claraboias;
  • peitoris;
  • tampos de balcões;
  • saídas de emergência;
  • composição de móveis e divisórias.

Suas desvantagens consistem na sua instalação, pois essa deve ser precedida de criteriosa medição, já que são de difícil ajuste dimensional e a disponibilidade de cor, que tem disponibilidade apenas no incolor. Fora isso, não há defeitos para um vidro tão resistente e seguro, uma ótima opção para quem busca tranquilidade em casa ou no ambiente de trabalho.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro aramado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro aramado: