O que fazer com vidro quebrado?

Todo mundo já quebrou um copo, janela, garrafa, prato ou um espelho. Esse último, dizem até que dá sete anos de azar se for quebrado, mas azar mesmo é se esse vidro não for temperado e espalhar cacos pelo chão.

O ato de limpar e juntar os pedaços pode ser bem perigoso, pois as pontas estão afiadas e podem causar machucados e até mesmo atingir uma artéria, por isso é importante tomar muito cuidado, ter certeza que limpou tudo e o melhor saber descartar corretamente, para quem recolher o seu lixo, não corra riscos maiores, pois além dos machucados, ele pode ter uma infecção séria devido ao lixo que passou pelo vidro e depositou sujeiras.

Descartando corretamente o vidro quebrado

Se você possui na sua cidade uma cooperativa de reciclagem ou a prefeitura realiza coleta seletiva eles indicam qual é a melhor forma de entregar ou o dia que é feita a coleta. Porém se não existe esse serviço, também é super importante descartar corretamente esse tipo de resíduo, embalando-o de maneira correta:

  • Para recolher, utilize luvas grossas, pá e vassoura. Evite utilizar a mão sem proteção;
  • Se os pedaços de vidro quebrado forem pequenos, coloque os em uma garrafa PET ou em alguma que contenha tampa. Você também pode cortar a garrafa ao meio e depois com uma fita crepe ou fita adesiva grossa reunir as partes. Para ficar mais seguro, coloque essa garrafa em uma sacola plástica;
  • Para pedaços maiores de vidro quebrado ou caso você não tenha uma garrafa PET, uma embalagem de suco ou de leite pode ajudar. Corte-as ao meio e depois junte-as da mesma maneira;
  • Se os pedaços de vidro quebrado forem grandes, enrole-os em jornal ou folhas de revista e coloque dentro de uma caixa, ou sacola resistente, sempre lacrando muito bem para que os cacos não rasguem a proteção.

Protegendo as pessoas e o meio ambiente

Pense sempre nas pessoas que recolherão o lixo, elas são as responsáveis por deixarem a cidade limpa e agradável para que todos vivam com saúde. Importante ressaltar que lâmpadas, monitores de televisão, celular, computadores não podem ser jogados no lixo comum. Esses produtos podem liberar substâncias prejudiciais ao meio ambiente, que podem poluir o solo e lençóis freáticos. Em caso de dúvidas, ligue para o fabricante ou procure ONGs que fazem a coleta desses materiais e sabem como podem ser descartados corretamente.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro quebrado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro quebrado: