Características de vidro temperado 8mm

Vidro temperado 8mm é extremamente resistente. Essa é a principal característica que chama a atenção quando se trata desse tipo de vidro. Sua produção passa por um tratamento térmico que consiste em uma mudança brusca de temperatura, que gera compressão das faces externas e expansão na parte interna, o que torna-o muito mais resistente que outros tipos de vidro. Esse procedimento pode ser feito em fornos de têmpera horizontal automatizados.

Ele é considerado um vidro de segurança, e até 5 vezes mais resistentes que os comuns. Possui uma alta resistência mecânica, que suporta fortes impactos, flexão e tração, além de uma alta resistência térmica também, mantendo-se estável ao ser exposto a temperaturas extremas. É importante atentar-se ao escolher o vidro temperado 8mm, pois após ser temperado, cortar, furar ou partir não são mais procedimentos permitidos.

Vantagens/desvantagens e aplicações de vidro temperado 8mm

As aplicações de vidro temperado 8mm são comuns em:

  • Construção civil;
  • Indústria automotiva;
  • Decoração;
  • Vidros laterais e traseiros de veículos.

Ao falar das desvantagens desse tipo de vidro, o número é consideravelmente bem menor do que as vantagens. Como dito anteriormente, após ele passar pelo processo de têmpera, não é mais possível realizar cortes, recortes e furos. Isso tudo deve ser pensado antes de do processo de têmpera ser iniciado. Ele também não é indicado para ser corta-fogo, apesar de ter uma alta resistência a diferenças de temperatura. E, além de tudo, é sempre recomendado tomar precauções para evitar danos físicos e materiais.

Já em relação as (muitas) qualidades, caso o vidro temperado 8mm venha a quebrar, ele não produzirá estilhaços. Os pedaços quebrados são pequenos e não pontiagudos, o que evita consideravelmente a chance de acidentes. Esse tipo de vidro é o único que pode ser instalado sem caixilhos, podendo ser utilizado internamente e externamente. Ele oferece privacidade além de luminosidade com proteção de raios ultra violeta. E, ainda por cima, é fácil de ser limpado, e possui controle acústico e térmico do ambiente.

Cuidados necessários

Antes do vidro temperado 8mm ser instalado, as condições de espaço e a forma como a instalação vai acontecer devem ser analisados. Pois, caso ocorra quebra do material, o motivo será devido a falhas na hora da instalação. A falta de uso de dispositivos de segurança pode causar na quebra do vidro.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro temperado 8mm:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro temperado 8mm: