Tudo sobre bloco vidro
O bloco vidro, popularmente conhecido como tijolo de vidro, é um elemento decorativo, bastante utilizado para substituir o tijolo comum, trazendo um ar mais moderno e agradável ao ambiente. Sua composição é perfeita para quem deseja ter um ambiente iluminado, ocasionando em uma economia de energia durante a parte do dia. Ele pode ser usado tanto em lugares internos, como externos também.
A principal característica do bloco vidro é o elemento translúcido. O tijolo permite com que a luz entre, trazendo uma maior iluminação ao ambiente, e conquistando também uma impressão de amplitude. É bastante indicado que ele seja usado para separar ambientes, utilizando-os em meias paredes. Ele possui isolante térmico e sono, o que pode agradar quem deseja maior privacidade e retenção de calor.
Onde o bloco vidro pode ser aplicado?
Existe uma extensa lista de ambientes em que o bloco vidro pode ser aplicado. Segue abaixo uma pequena listagem com os ambientes mais comuns de se ver esse tipo de elemento.
- Balcões;
- Banheiros (boxes, paredes e etc);
- Paredes;
- Corredores;
- Jardins;
- Áreas de escada.
Em relação aos tipos de bloco vidro, existem apenas 3: fixo, colorido e vazado. O fixo é o mais comum e clássico. Ele é completamente fechado e translúcido, podendo ser encontrado com texturas lisas, ou onduladas, por exemplo. O colorido é bastante parecido com o fixo, contendo apenas a mudança, como o nome já sugere, de cor. Seu único porém é que ele permite entrar menos luminosidade ao ambiente, mas, em contrapartida, garante um charme extra de refletir a cor do tijolo no ambiente. Já o tijolo vazado é o que mais se diferencia dos 3. Ele é aberto e inclinado no meio, permitindo uma maior circulação de ar.
O preço desse material chega a assustar, sendo consideravelmente mais caro do que o tijolo comum. Mesmo a unidade do bloco vidro mais barata consegue ser 10 vezes mais cara do que o bloco normal. Mas, se o bolso não estiver tão apertado, e for feita uma análise da estética que será conquistada, além das qualidades do elemento, o investimento poderá valer a pena.
Alternativa
Caso não seja possível investir em bloco vidro por completo no momento, uma solução indicada é usar apenas ele como detalhe, ou intercalá-lo com tijolos comuns. A estética será satisfatório, e ainda assim dará um charme a mais ao ambiente. É necessária uma avaliação do local em que ele seria instalado para se certificar de que está sendo feito a decisão correta do tipo de bloco vidro que será usado.