Corrimão de parede: características e tipos

Para manter a segurança e a acessibilidade de locais com subidas, rampas ou até mesmo alguns lugares em linha reta, o corrimão de parede possui um papel essencial em ajudar pessoas a não sofrerem acidentes, e a auxiliar aquelas que precisam de um apoio para se locomover. Ele é uma superfície lisa, podendo ser arredondada ou quadrada, dependendo do modelo, que acompanha as laterais das paredes e escadas. É bastante utilizado por crianças, gestantes, pessoas com crianças de colo, idosos e portadores de necessidades especiais.

O corrimão de parede deve ser instalado em todos os locais que possuem descidas, subidas e rampas, e é obrigatório em saídas de emergências, como mezanino, corredores e escadas. Ele precisa estar sempre à 4 cm de distância da parede, e entre 80cm e 92cm de altura. Seu formato deve ser confortável, fácil de ser agarrado, e possuir uma alta resistência a cargas pesadas.

Tipos de corrimão de parede

Existem diversos tipos de corrimão de parede no mercado atualmente. Alguns vão para um lado mais moderno, outros procuram focar em algo clássico e antigo. Confira abaixo uma listagem com os mais comuns tipos existentes.

  • Aço;
  • Alumínio;
  • Madeira;
  • Vidro;
  • Inox.

O corrimão de aço possui uma durabilidade bastante alta, além de ser forte e resistente. Ele pode ser inoxidável ou galvanizado, e permite que seja usado de diversas maneiras diferentes, dependendo da vontade e criatividade do cliente, mas sempre mantendo a segurança e a qualidade. O de alumínio é um pouco mais leve, mas possui, além disso, as mesmas características que o corrimão de parede de aço.

O corrimão de madeira passa uma sensação mais clássica e antiga. Ele é mais caro, e quanto mais trabalhoso for o projeto, mais alto o preço será. Ele necessita de manutenção frequente, mas tem a vantagem de precisar de só um tipo de material na construção de uma escada inteira. Já o de vidro é mais moderno e sofisticado, podendo ser utilizado juntamente com qualquer outro tipo de material na construção de guarda-copos.

Ele é mais simples e leve, mas seu preço final também é bastante alto. Já o corrimão de inox é recomendado para quem não deseja perder o estilo, mas procura algo bastante seguro e durável. Seu modelo costuma vir com linhas retas e simples, mantendo um estilo visual bastante forte.

Processo de escolha

Para escolher o tipo de corrimão de parede que será instalado, é preciso analisar o ambiente e se atentar as exigências do município. O importante é sempre valorizar a segurança e o conforto de quem for usá-lo, pois é para isso que os corrimões são realmente feitos. Deixar de instalá-lo em locais com escadas ou rampas pode vir a ter um preço muito mair, no final das contas.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende corrimão de parede:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende corrimão de parede: