Principais características e aplicações do vidro simples

Que o vidro é um dos materiais mais presentes nas construções isso não é uma dúvida e desde muito tempo atrás ele já se fazia presente tanto em construções mais simples como nas edificações mais requintadas. Contudo, não existe apenas um tipo de vidro e um dos primeiros a ser fabricado foi o vidro simples.

Muito presente em janelas e espelhos, o vidro simples é versátil e a sua composição é feita a partir de areia, calcário, barrilha, alumínio e corantes ou descorantes. Todos esses componentes são misturados e levados a um forno que irá aquecê-los e assim promover a sua junção.

Propriedades do vidro simples

Por ser um dos vidros mais comuns, o vidro simples tem como desvantagem principal o fato de ser frágil. Devido a isso ele pode ser quebrado com uma maior facilidade, o que dependendo da sua aplicação, prejudica a durabilidade do produto. Além disso, ele é também uma matéria-prima que em caso de quebra tem grande possibilidade de gerar cortes, visto que seus cacos são muito pontiagudos.

Por outro lado, ele alia uma série de vantagens que fazem com que até hoje seja muito utilizado e as principais são:

  • Possui um preço acessível;
  • Tem alta transparência;
  • Pode ser fabricado em diversas medidas;
  • Promove um isolamento acústico e térmico;
  • Permite a disseminação de luz sobre o ambiente.

Variações do material

Outro ponto que deve ser considerado sobre o vidro simples é que a partir dele são confeccionados diversos outros tipos vidros como o temperado e o laminado, que são considerados vidros de segurança.

A diferença desses dois para o vidro simples está no tratamento que a matéria-prima recebe durante a sua fabricação. No caso do vidro temperado a placa de vidro simples é levada a uma têmpera que a aquece a temperaturas muito altas para logo em seguida resfriá-la. Esse processo é responsável por deixá-la muito mais resistente a choques mecânicos e muda as suas propriedades, fazendo com que em caso de quebra ela produza fragmentos pouco cortantes.

O mesmo acontece com o vidro laminado. Ele é confeccionado com duas ou mais placas de vidro simples e recebe uma película plástica na sua superfície, isso faz com que ele se torne mais forte e se sofrer um impacto mais intenso seus cacos ficam todos unidos.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro simples:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro simples: