Corte de vidro: como é possível ser feito?

O vidro é um material muito utilizado em casas em diversos objetos: box de banheiro, mesas, janelas entre outros. É comum, portanto, que os consumidores procurem pelo procedimento de corte de vidro, que pode ser realizado a partir das seguintes técnicas:

  • Cortador de vidro com ponta diamantada;
  • Cortador de vidro em formato de caneta;
  • Cortador de vidro em rolo;
  • Cortador de vidro para retas e curvas.

Mas como é feito o corte em vidros mais específicos?

Corte de vidro laminado

O vidro laminado é uma versão que oferece mais segurança. Ela é composto por duas placas de vidro unidas por uma película no meio. Essa película de resina, PVB ou EVA, garante que a adesão exista e essas duas lâminas se tornem uma peça única.

Assim como o vidro comum, o laminado pode ser submetido a cortes em sua superfície. As técnicas não diferem do comum, mas deve existir uma atenção a mais para algumas situações: se o material tiver passado pelo processo de têmpera, ele não pode ser cortado. A película no meio não deve ser retirada e nem deve receber nenhum tipo de produto químico ou ser queimado. Isso vai fazer com que haja o descolamento e a separação das duas placas.

Mas e o corte de vidro temperado?

O vidro temperado é conhecido por sua grande resistência. Não é para menos, ele é capaz de ser cinco vezes mais resistente que o material normal. Mas como isso é feito? Tudo faz parte de um processo chamado têmpera.

A têmpera é uma transformação do vidro comum. É um tratamento térmico pelo qual o material passa por uma mudança brusca de temperatura. Ou seja, ele é aquecido em temperaturas elevadas e logo depois rapidamente resfriado. Esse procedimento gera uma compressão da externa e uma expansão do interior, deixando-o mais resistente que antes. A partir disso, a possibilidade de quebra do vidro por choques térmicos e mecânicos é diminuída.

Mas é uma atenção a ser feita: depois da têmpera, o corte de vidro não pode ser feito, seja ele retilíneo ou circular. Se o vidro temperado for levado a um local para corte, o que ocorrerá será a sua destruição em pedacinhos. Isso porque, apesar de ser mais duro, ele é menos flexível que o comum.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende corte de vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende corte de vidro: