Utilizando o vidro fosco na decoração
O vidro é um material extremamente versátil e que serve para as mais diversas funções como decoração, janelas, box, armários e até mesmo para criar objetos. E para cada um existe um tipo de vidro de cor, formato e acabamento diferente.
Você já viu que em lugares como box ou para dar um acabamento translúcido é utilizado o vidro fosco? Além desses lugares, você às vezes vê vidros e espelhos com detalhes foscos que são feitos diretamente neles.
Você pensa que que é um tipo de vidro diferente ou que o vidro comum que é transformado em vidro fosco?
Antigamente, o vidro fosco era feito por um processo de raspagem, criando desenhos e figuras na superfície de vidro, hoje em dia é feito por profissionais que utilizam um processo realizado com jato de areia.
Vidro fosco em casa
Como o processo deixa o vidro com aspecto translúcido, ele é ideal para ser aplicado em locais que precisam de luminosidade e ao mesmo tempo privacidade:
- Box de banheiro: utilizado em banheiros que precisam de mais luminosidade e privacidade. Como Banheiros não possuem janelas grandes, é necessário criar esses espaços e os vidro fosco/ jateados são ideais;
- Divisórias de ambiente/ tijolos de vidro/ biombos: para separar cozinha da sala de jantar, o quarto do closet e até mesmo no banheiro, substituindo o box;
- Tampo de mesa decorado: algumas mesas possuem decorações foscas que dão à peça um toque exclusivo. Você pode personalizar os desenhos de acordo com o seu gosto;
- Armários: é possível ter ideia do que está guardado, porém a bagunça das roupas ou mantimentos ficará escondida;
- Portas com vidro fosco: muito utilizado em empresas, mas que pode ser aproveitado em casa para separar cômodos sociais;
- Janelas: são utilizados detalhes foscos nos vidros para criar a sensação de privacidade e elegância;
- Objetos decorativos: a técnica para deixar vidro fosco também tem sido muito utilizada para decorar garrafas, copos, porta-objetos e enfeites.
Cuidados com o vidro fosco
O vidro fosco dá ao ambiente mais personalidade, porém é também mais fácil de acumular sujeira e manchar. Evite encostar a mão nos vidros, principalmente sujas e suadas e utilize produtos de limpeza próprios para vidros, evitando algum dano.
Outra dica importante é procurar um profissional responsável que faça esse processo de acordo com as normas e verifique a qualidade dele, sempre pedindo para ver os seus trabalhos anteriores.