A versatilidade do vidro recozido
O vidro recozido, mais conhecido como vidro float, surgiu por volta dos anos 1950, na Grã-Bretanha, tem como base fazer o vidro que ainda não foi derretido. Depois ele ganha a espessura desejada, é recozido, resfriado e recortado. Além de vidro float, eles também são chamados de vidros planos, possuem excelente uniformidade e não têm quase nenhuma distorção óptica.
O vidro recozido é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, que ocorre através do resfriamento de uma massa em fusão. As principais qualidades deles são a transparência e a dureza. Ele se distingue de outros materiais por várias características: não tem poros, é um ótimo isolador, e possui baixo índice de dilatação e condutividade térmica.
Composição química do vidro recozido
Sucata de vidro limpa e selecionada é usada para auxiliar na fusão. Os vidros que são coloridos acrescentam-se na composição de corantes como o Selênio, Óxido de Ferro e Cobalto, que atingem diferentes cores. A seguir, veja as principais qualidades e características do vidro recozido:
- Transparência;
- Rigidez;
- Não Absorvência;
- Ótimo isolador dielétrico;
- Baixa condutividade térmica;
- Recursos abundantes na natureza;
- Durabilidade.
Outro tipo de vidro recozido são os vidros impressos, que é produzindo passando uma tira de vidro fundido entre rolos a 900 graus. Com isso, os desenhos em relevo nos rolos são transferidos ao vidro. São utilizadas as mesmas matérias-primas e insumos básicos do processo do vidro float. A única diferença está na utilização de dois cilindros metálicos na saída do forno por onde passa o vidro já elaborado.
Os desenhos suaves e uniformes que tem a propriedade de difundir a luz e os raios solares é uma das principais características do vidro impresso, pois mantem a privacidade dos ambientes sem perder luminosidade. Ele tem uma imensa gama de texturas, cores e espessuras, o impresso proporciona variados efeitos decorativos, privacidade e conforto.
Um vidro especial para sua construção
O vidro recozido pode ser aplicado na construção civil, na decoração de interiores, na indústria moveleira e na fabricação de objetos decorativos. Com as novas possibilidades de transformação, os vidros impressos ganham várias possibilidades de aplicação. Tudo isso para oferecer versatilidade e qualidade ao usuário.