Conheça os componentes químicos do vidro

O vidro é um material popular e comum no nosso dia a dia, a ponto de já se tornar um item indispensável. Seja na coxinha em eletrodomésticos, potes e garrafas, até em remédios, carros, portas e telhados, o vidro é essencial para muitos processos da vida. Por isso, se você já parou para se perguntar como ele é feito, este texto traz detalhes sobre os componentes químicos do vidro, sua fabricação e benefícios para nós e para o meio ambiente. Confira!

Quais são os componentes químicos do vidro?

O vidro surgiu de processos orgânicos da natureza, há muito tempo, ao observar o efeito da areia e calcário sobre o calor intenso, do sol, por exemplo. Esse processo, criava pequenas partículas semelhantes ao que hoje conhecemos como vidro. Atualmente, os componentes químicos do vidro ganharam alguns ingredientes a mais, promovendo uma mistura mais refinada. Os componentes são:

  • Areia;
  • Alumina;
  • Calcário;
  • Barrilha;
  • Corantes ou descorante.

Na indústria, esses componentes químicos do vidro são colocados no misturador, depois de unidos são expostos ao calor intenso, cerca de 1500ºC. Essa ação transforma essa mistura de pós em uma massa ou líquido que pode ser moldado como quiser. Depois de moldado, ele e resfriado naturalmente até de tornar o vidro que você conhece.

Na indústria de alimentos, esse material é usado por permite a produção rápida, mas também porque não passa nenhum gosto aos alimentos e vedando-os completamente. Para automóveis os, arquiteturas e outras situações, os componentes químicos do vidro são os mesmo e o material é usado para valorizar o ambiente com a entrada de luz natural, porém eles possuem um tratamento térmico diferente, conhecido como vidro temperado, eles são mais resistentes e não estilhaçam em caso de impactos.

Diferenciais dos componentes químicos do vidro

O principal benefício do vidro, além de sua utilidade, está a sua capacidade de reutilização e reciclagem. Além da possibilidade do mesmo produto poder retornar ao mercado várias vezes, o componentes químicos do vidro permitem que o vidro que não possui mais uso, possa ser processado, passando pelo processo de aquecimento e moldagem novamente, voltando completamente novo para mercado. Por essas e outras situações, o uso do vidro é incentivado e valorizado pelo mercado. Já parou para pensar em tudo isso?


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende componentes químicos do vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende componentes químicos do vidro: