Vidro material
O vidro material 100% reciclado, sendo composto pela união de matérias-primas naturais, como areia (sílica), que representa sua principal componente, com 72%, além de calcário, alumina, barrilha, corantes e descorantes. Todas essas matérias-primas são misturadas para a fabricação do fluido de vidro que pode ser moldado e usado para fabricar vidros e produtos de vidro.
Como o vidro material é sustentável, seus cacos dão origem à outro vidro, mas nesse caso, ao ser reciclado, os cacos de vidro representam 50% da sua composição e areia 36%. Os cacos de vidro reciclados são separados por tipo e cores, depois são lavados, triturados e misturados às demais matérias-primas para a fabricação de um vidro novo. O vidro material não sofre nenhuma alteração em suas propriedades mesmo sendo reciclado, o que é muito vantajoso por ser ecológico e, assim, não agredir o meio ambiente, como o plástico.
Vidro material: diversas utilidades
O vidro é amplamente usado por diversas indústrias visto que o vidro material pode ser moldado para a fabricação de embalagens diferenciadas, produtos, placas, entre outros. Vale lembrar que o espelho, um item essencial hoje em dia, também é feito de vidro, que ganha uma camada de tinta refletiva.
Além dos vidros comuns, hoje existem vidros mais reforçados, com películas de segurança, como o laminado e o blindex, com proteção solar, refletivos, além de vidros decorados, seja com uma textura diferente, como o canelado e o craquelado ou coloridos e pintados, como o serigrafado e o esmaltado. Veja o que pode ser fabricado com os diversos tipos de vidro material:
- Travessas, copos e pratos;
- Embalagens (garrafas, frascos);
- Janelas e portas;
- Sacadas e terraços;
- Prateleiras e móveis;
- Box de banheiro;
- Lâmpadas, ampolas entre outros vidros especiais;
- Vidros planos para fogão e micro-ondas;
- Vidro plano para automóveis.
Vidro material muito resistente
O vidro comum pode ser usado para fabricar copos, espelhos e outros itens, mas na construção civil é usado o vidro temperado, que é feito a partir do vidro comum, sendo submetido a um forno de têmpera em alta temperatura e depois resfriado para ganhar cinco vezes mais dureza e resistência do que o vidro comum. Assim, as edificações ficam mais seguras, por isso seu uso é recomendado pelo ABNT. Em caso de quebra, o vidro temperado forma pedaços pequenininhos, como estilhaços, evitando acidentes, sendo considerado um vidro de segurança.