Saiba sobre a fabricação vidro
Quantas vezes você já parou para refletir como são fabricados os itens que estão no nosso cotidiano? O vidro é um desses objetos que, de tão comuns no nosso dia a dia, não despertam a nossa curiosidade. O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais e ele foi descoberto por acaso há milhares de anos atrás.
Atualmente, ele está muito presente na nossa rotina e pode ser moldado em qualquer formato, espessura e para diferentes objetivos. Caso você queria se informar mais sobre a fabricação do vidro vale a pena pesquisar e assistir a vídeos explicativos e tutoriais na internet para compreender mais sobre o processo. É a partir da fabricação do vidro que é possível ter garrafas, copos, recipientes, lentes, monitores de TV, celulares e muitos outros itens que nem nos damos conta que são feitos de vidro..
Veja os tipos de vidro existentes
O vidro é uma substância sólida formada por areia, calcário, barrilha, alumina, corantes e descorantes. Sua fabricação é feita em um forno muito quente com o auxílio de panelões. Veja os tipo de vidro mais comuns:
- Vidros Doméstico;
- Fibras de vidro;
- Vidros Plano;
- Vidros para embalagem;
- Vidros Técnico.
Sustentabilidade e reciclagem
Você sabia que o vidro é um dos poucos materiais 100% recicláveis? Isso quer dizer que ele pode ser usado e reutilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros. Esse ciclo pode ocorrer infinitas vezes sem perda de qualidade ou pureza do produto para fabricação vidro. É por isso que é muito importante que tanto as empresas que utilizam o vidro quanto os consumidores sejam informados sobre locais para descarte dos cascos e embalagens deterioradas.
É importante frisar que durante o processo de fabricação vidro e reciclagem os produtos devem ser separados por tipo e cores. As embalagens da indústria alimentícia, por exemplo, não devem ser misturadas com vidros técnicos ou planos.
O processo de reciclagem é bem fácil: o vidro retorna às vidrarias para ser lavado e triturado. O uso de embalagens retornáveis reduz a necessidade de fabricação vidro outra vez o que resulta em redução dos gastos desnecessários e diminuição da emissão de poluentes no meio ambiente.