Vidro composição
Você já parou para pensar como o vidro é feito ou como é a vidro composição? O vidro é composto de matérias-primas naturais, sendo sua maior parte (72%) de areia (sílica) e o restante dividido entre outros minerais, como calcário, barrilha, alumina, feldspato, corantes e descorantes. É importante ressaltar o alto poder de reciclagem do vidro, sendo um produto sustentável. A fabricação industrial do vidro se dá em três etapas.
Na primeira, ocorre a fusão, que é quando seus componentes são aquecidos a alta temperatura (entre 1600 e 1800 graus). Na segunda etapa o fluido de vidro deve ir esfriando até chegar a uma consistência em que pode ser moldado. Na terceira e última etapa seu resfriamento é controlado entre 600 a 100 graus. Então a vidro composição é finalizada para que a matéria-prima possa ser usada para fabricar inúmeros produtos.
Vidros gerados após a vidro composição
Com a vidro composição feita e o vidro fabricado, ele pode ser moldado para criar diversos produtos, desde embalagens para a indústria, como de bebidas, alimentos ou cosméticos, até produtos de uso na construção civil, como portas e janelas, e as próprias placas de vidro que podem ser recortadas e vendidas para uso em porta-retratos ou molduras de quadros. Esse trabalho é feito em indústrias de vidro ou vidraçarias. E com o avanço da tecnologia na vidro composição e fabricação, hoje existem diferentes tipos de vidro que são funcionais e resistentes, como:
- Comum;
- Laminado;
- Duplo insulado;
- Impresso;
- Craquelado;
- Aramado;
- Refletivo;
- Espelhado;
- Temperado.
Saiba mais sobre a vidro composição reciclada
O vidro tem um uso muito grande por diversas indústrias, principalmente, por ser um material amplamente reciclado, que possui um ciclo constante de reciclagem e reuso, diferente do plástico que é descartado facilmente e demora muitos anos para se decompor na natureza. Quando o vidro é reciclado, os cacos de vidro somam 50% na composição, diminuindo o uso de areia, que cai para 36%.
Para ser reciclado os cacos de vidro precisam ser separados por tipo e cores. Eles são lavados, triturados e então misturados às demais matérias-primas para a fabricação de um vidro novo. E tudo isso sem perder nenhuma propriedade, como resistência e dureza. Por isso, é totalmente sustentável.