Composição vidro: de onde vem esse material e mais

Presente em quase todos os lugares, o vidro está em celulares, garrafas, carros, janelas, telhados, eletrodomésticos, entre outros lugares. O vidro que faz todas essas funções têm uma base simples, a composição vidro que conhecemos é a mesma para todas as situações, permitindo que ele seja moldado e transformado em todas essas soluções e em outras que a criatividade permitir. Por isso se você tem curiosidade sobre a composição vidro, tipos e possibilidades desse material. Confira a seguir mais informações!

Qual é a composição vidro e como ele é feito?

O vidro como conhecemos já é conhecido há muito tempo, surgiu com a observação de processo da própria natureza, que realizava por conta própria, o processo bem semelhante ao usado na fabricação do vidro comum, só que nessas situações a areia e alguns outros elementos da composição vidro presentes no local era esquentada pelo próprio sol ou em fenômenos naturais, como a erupção de um vulcão. Atualmente, a composição vidro ganhou mais ingredientes e um processo industrializado e mais rápido. Os ingredientes usados são:

  • Calcário;
  • Barrilha (carbonato de sódio);
  • Alumina (óxido de alumínio);
  • Corantes ou descorantes.

Todos esses ingredientes da composição vidro são colocados no misturador, junto a areia, que depois é submetido a temperaturas intensas até o que todos os materiais se integrem, virando o líquido que pode ser moldado da forma que desejar e por fim ele é levado a um resfriamento mais lento, virando o vidro que conhecemos.

Dependendo da forma de resfriamento dos elementos da composição vidro é possível obter resultados diferentes, um exemplo é o vidro temperado ou laminado. A composição vidro é a mesma, porém eles são levados a trocas bruscas de temperatura, com jatos de calor e frio intenso. Desta forma o vidro se torna mais rígido e resistente. Ideal para o uso em construção ou utensílios de cozinha, que sofrem com impactos, variações de temperatura e ações do dia a dia.

Benefícios desse material

Como a composição vidro é simples e com um procedimento de fácil execução, esse material ganha vários benefícios. Desde a fabricação, com infinitas possibilidades de criação, característica muito usada pela decoração. Em estruturas de imóveis, a composição vidro pode trazer soluções importantes para o aproveitamento do espaço, com melhora da entrada de luz natural e valorização do local.

Na indústria, o benefício do vidro está sua alta capacidade de reciclagem, sendo 100% reutilizável com os ingredientes da composição vidro presentes em uma garrafa por exemplo, podem ser triturados e reutilizados sempre que possível. Dá pra imaginar que com uma composição vidro básica dá para fazer tanta coisa?


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende composição vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende composição vidro: