Na indústria vidro: saiba como surgiu a fabricação desse material
Consideramos importante explanar que a indústria vidro surgiu na Europa desenvolvendo-se a produção de vidro por todo o continente europeu. Destacando que com a Revolução Industrial e a chegada dos portugueses ao Brasil foi um grande avanço tecnológico e assim o governo imperial incentivou a indústria de vidro.
Segmentos que uma indústria vidro pode atuar
Diante do aumento da utilização de vidro, por ser um material versátil, resistente e inovador e pensando em atender o público em geral a indústria de vidro vêm atuando em variados segmentos. Salientando que buscamos atender o cliente de forma personalizada, dessa forma citaremos alguns segmentos que as indústrias de vidro estão atuando:
- Construção civil;
- Arquitetura;
- Projetos de engenharia;
- Indústria moveleira;
- Vidros temperados e laminados;
- Vidros especiais.
Conheça os tipos de produtos que podem ser fabricados
Entende-se que a indústria vidro atua em vários segmentos e que cada indústria fabrica os produtos relacionado ao seu segmento. Entretanto, pode acontecer de uma indústria atua em mais de um segmento. Agora, vamos conhecer os tipos de vidros que são produzidos pelas indústrias e suas aplicações na sociedade em geral:
- Vidros para embalagens: indústria alimentícia, de bebida, farmacêutica e de cosméticos. Ex: garrafas, fracos, vasilhames etc;
- Vidro plano: são os vidros laminados e temperados usados em indústria de construção civil, automobilística, moveleira e de decoração. Ex: janelas, portas, fogões, automóveis e outros;
- Vidro domésticos: utensílios. Ex: louças, copos, xícaras, vasos e objetos de decoração;
- Vidros especiais e técnicos: diversos segmentos industriais, construção civil, indústria alimentícia e automobilística. Ex: lâmpadas, vidros para laboratórios e garrafas térmicas.
Importância do vidro no meio ambiente
O vidro passa por um processo de alta temperatura e é resfriado para adquirir resistência, é um material 100% reciclável não tendo um limite reciclável. Sendo assim, pode ser reciclado inúmeras vezes pela indústria de vidro e não perde a qualidade do produto.
Além disso, contribui para o equilíbrio do meio ambiente onde o vidro descartado pode ser reaproveitado novamente para o processo de reciclagem. Por isso, as empresas têm investido em materiais e produtos que não degrade mais a natureza.