Fabricando vidro

Você sabe como as empresas trabalham fabricando vidro? O vidro é composto de areia (sílica), sua principal substância, além de calcário, dolomita, barrilha, feldspato, sulfato de sódio e cacos de vidros reciclados. Para sua fabricação industrial usa-se todas essas matérias-primas em três etapas. Na primeira, acontece a fusão, que é quando elas são aquecidas a alta temperatura – entre 1600 e 1800 graus.

O fluido gerado pode ser moldado, que é a segunda etapa. Então o vidro é deixado para esfriar até endurecer a uma consistência parecida com um mel. A última etapa de quando se está fabricando vidro é controlar seu resfriamento, que deve ser de 600 a 100 graus.

Modelos de quem está fabricando vidro

O vidro é usado para fabricar itens domésticos, como pratos, copos e panelas, embalagens para a indústria, como potes, garrafas e frascos e outros e vidros planos que são muito usados para fabricação de produtos de uso na construção civil, como janelas, portas, fachadas, guarda corpos, sacadas. Há diferentes tipos de vidro que as indústrias estão fabricando hoje em dia devido aos processos de alta tecnologia que oferecem cada vez mais resistência, como:

  • Comum;
  • Duplo;
  • Laminados;
  • Impresso;
  • Aramados;
  • Espelhado;
  • Temperado.

Saiba mais sobre fabricando vidro

O vidro tem sido cada vez mais usado na indústria e na construção civil, principalmente, por ser um material amplamente reciclado no mundo todo, substituindo o plástico que demora muitos anos para se decompor na natureza e tem sido abolido pelos danos causados ao meio ambiente. Além disso, o vidro é resistente, durável e tem uma aparência muito bonita e que não se danifica com o tempo, sendo uma boa matéria-prima para a fabricação de portas, janelas e fachadas de prédios.

Os tipos de moldagem podem variar conforme quem está fabricando vidro de acordo com sua utilização. Na construção civil, os vidros mais usados são o temperado, o laminado e o aramado. O temperado passa por um processo de fabricação diferente, em que é exposto à alta temperatura e resfriado na sequência para ganhar cinco vezes mais resistência do que o vidro comum. Esses três tipos de vidro quando quebrados apenas se estilhaçam para evitar machucar as pessoas. O aramado tem uma malha metálica em sua fabricação e o laminado uma película, que ajudam a segurar esses estilhaços reforçando sua proteção em caso de quebra, por isso, eles são chamados de vidros de segurança.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende fabricando vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende fabricando vidro: