Como é a fabricação vidro matéria prima
O vidro foi descoberto há milhares de anos e a receita para fabricação vidro matéria prima era simples: juntava-se areia quente com cinzas para obter um material transparente. Hoje em dia o vidro é fabricado basicamente a partir da mesma matéria-prima, ou seja, areia, de onde é retirada a sílica. Adiciona-se também a barrilha, de onde vem o sódio, e o calcário, de onde é retirado o cálcio. A matéria-prima empregada na fabricação do vidro é barata e fácil de ser encontrada.
O vidro é um desses objetos que, de tão comum, não despertam a nossa curiosidade. A fabricação do vidro é feita a partir de uma mistura que precisa ser aquecida a altas temperaturas (1.700 graus celsius) para que derreta e cristalize. O vidro está muito presente na nossa rotina e pode ser moldado em qualquer formato, espessura e para diferentes objetivos.
Conheça as principais características do vidro
O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma mistura. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. Ele é um dos poucos materiais ainda insubstituível, estando cada vez mais presente nas pesquisas de desenvolvimento tecnológico para o bem-estar da humanidade. Veja algumas de suas características:
- Transparência;
- Dureza;
- Ótimo isolador dielétrico;
- Baixa condutividade térmica;
- Recursos abundantes na natureza;
- Durabilidade;
- Reciclável.
Reciclagem responsável do vidro
O vidro é um dos poucos materiais 100% recicláveis. A fabricação vidro matéria prima permite também economizar energia, pois, para a fabricação de vidro a partir de cacos, é necessário que o forno da vidraria atinja a temperatura média de 1300ºC, enquanto que, utilizando-se apenas matérias-primas virgens, a temperatura do forno deve chegar a 1500ºC.
A vantagem do uso do vidro é que ele pode retroalimentar a cadeira de fabricação de novas peças infinitas vezes. O melhor de tudo é que o vidro mesmo que tenha passado pelo processo de reciclagem não perde qualidade ou pureza. É por isso que é muito importante que tanto as empresas que utilizam o vidro quanto os consumidores estejam informados sobre locais para descarte correto das embalagens gastas e sobre a possibilidade de reciclagem a partir da fabricação vidro matéria prima.