Quais são os tipos de corrimão metálico?
Arquitetos e designers que trabalham com casas, condomínios e edifícios comerciais precisam estar atentos a todos os desejos dos clientes e das possibilidades do espaço recebido para construção ou reforma. Eles analisam todos os detalhes e elementos para que o resultado seja o mais harmônico possível e dentro dos pedidos dos donos e moradores. Uma das medidas para deixar os ambientes esteticamente agradáveis e seguros é a aplicação dos diferentes tipos de corrimão metálico.
Corrimão inox
Entre os tipos de corrimão metálico, o inox é o material mais procurado. O motivo? O aço inoxidável possui uma característica coringa, adaptando-se aos ambientes ao mesmo tempo que amplia toda a beleza de todos os elementos disponíveis, como móveis, cores de paredes, texturas estampas de tecidos, entre outros. Um dos seus aspectos principais está na atribuição de sofisticação e modernidade para os espaços devido a sua aparência fria.
Esses são alguns dos seus benefícios quando instalado:
- O corrimão metálico de aço inox resiste às ações do tempo, sendo usado em áreas interiores e exteriores;
- A limpeza da peça é a mais simples, precisando apenas da aplicação de um pano úmido com detergente neutro;
- O custo do inox é menor em relação a outros materiais mais sofisticados;
- A instalação não é invasiva, não sendo necessária a intervenção em pisos e paredes.
Corrimão ferro
O corrimão metálico usando o ferro como material é uma peça clássica. O ferro fundido, em especial, permite que exista a confecção de barras em diferentes formatos, atribuindo maior beleza para os projetos. A grande vantagem e procura pelo ferro está na sua abertura. Ele permite que exista a circulação do ar e da incidência do sol. Por esse motivo ele é usado principalmente para a integração de ambientes, como sacadas e passarelas.
Corrimão alumínio
Entre as opções mais acessíveis, o corrimão metálico em alumínio é a principal. Ele é uma liga barata e que possui durabilidade mediana. A sua eficácia depende das ligas escolhidos, tendo cada uma delas vantagens sobre a outra. Um exemplo é a liga 5052 Naval. Ela é a mais resistente e que não sofre corrosão com o tempo. De outro lado, a liga 6061 é boa para suportar pesos, mas, para que tenha durabilidade aumentada, precisa ser lubrificada constantemente.