Como é feita a composição do vidro?

A composição do vidro consiste em areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes. Ele é feito a partir dessa mistura de matérias-primas naturais, que teve início da sua descoberta há muitos anos quando foram feitas fogueiras, e os homens viram que a areia e o calcário (conchas) conseguiam combinar entre si através da ação da alta temperatura.

O vidro conseguiu um enorme espaço na vida atual das pessoas, podendo ser moldado de diversas maneiras, como, por exemplo, em garrafas, janelas, lâmpadas, copos, lentes e por aí vai. As possibilidades são inúmeras. Essa variedade de materiais só conseguiu existir devido à tecnologia que vêm evoluindo ao passar dos anos, pois a composição do vidro em si, continuou sempre a mesma e provavelmente nunca irá mudar.

Tipos de composição do vidro

A composição do vidro pode gerar diferentes tipos de vidro usados na produção de diferentes materiais. Confira abaixo os tipos de vidros existentes e o que consiste cada um.

  • Vidro para embalagens;
  • Vidro plano;
  • Vidros domésticos;
  • Fibras de vidro;
  • Vidros térmicos.

O vidro para embalagens é um dos que mais consumimos no dia a dia. Ele está presente em garrafas, potes, frascos e outros vasilhames fabricados com vidro comum em diferentes cores. O vidro plano é usado consideravelmente em janelas normais, janelas de automóveis e eletrodomésticos, como geladeira, fogões e até mesmo espelhos. Já os vidros domésticos são vistos em louças, tigelas, travessas, copos, podendo ser visto em diversos produtos fabricados com diferentes tipos de vidro.

Já as fibras de vidro são as mais diferenciadas. Elas são vistas mantas, tecidos, fios e outros produtos para aplicações de reforço ou isolamento. Os vidros térmicos já vão para uma direção que precise de bastante resistência a produtos químicos e eletricidade. São vistos em lâmpadas, tubos de TV, vidros para laboratórios, ampolas, garrafas térmicas, vidros oftálmicos e isoladores elétricos.

Reciclagem

A composição do vidro permite que eles sejam reciclados no futuro. Eles são 100% reciclados e podendo ser utilizados como matérias-primas na fabricação de futuros vidros, sem que haja a perca de qualidade e dureza. Quando ele é separado, deve ser feito por cores e tipos. Ele retorna a vidraria, onde é feito todo o processo de reciclagem para futuros usos.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende composição do vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende composição do vidro: