De onde vem o vidro? Composição química do vidro e mais

O vidro é um material que está presente em quase todos os aspectos de nossas vidas, desde celulares, carros, casas, eletrodomésticos, embalagem de alimentos e até o remédio. Isso acontece, pois a composição química do vidro é simples e depois de processado por ser moldado de quase todas as formas, criando cada vez mais soluções criativas para a nossa rotina. Mas se você está se perguntando de onde vem o vidro que conhecemos, neste texto, você encontrará mais informações sobre esse procedimento e a composição química do vidro. Confira!

Qual é a composição química do vidro e como ele é feito?

O vidro que conhecemos surgiu há muito tempo, quando foi observado o processo que a própria natureza realizava ao esquentar a areia, como por exemplo com o calor do sol ou em erupções de vulcões já era possível formar a composição química do vidro. Com o tempo esse processo foi ficando mais refinado e atualmente a receita da composição química do vidro para produzi-lo só possui um pouco mais de ingredientes, são eles:

  • Areia,
  • Calcário;
  • Barrilha (carbonato de sódio);
  • Alumina (óxido de alumínio);
  • Corantes ou descorantes.

Esses ingredientes da composição química do vidro são misturados e depois levados a uma temperatura intensa, aproximadamente 1500 ºC. Com o efeito do calor esse material de dilui formando a base do vidro. Depois disso ele é levado ao molde, para um resfriamento lento, quando em temperatura ambiente ele já está da forma com que conhecemos.

Nessa etapa de resfriamento, também pode acontecer processo que criam o vidro temperado e o vidro laminado. Os dois tipos recebem jatos mais intensos de calor e frio, que o tornam mais rígidos, resistindo a impactos da ratina e a mudanças de temperatura, outra característica desses modelos é que quando quebrados eles não estilhaçam, se transformam apenas em pedaços pequenos e muitas vezes ainda ficam no mesmo lugar.

Benefícios desse material

Como citado acima, a alta versatilidade do vidro o torna um coringa em muitas situações, em uma casa por exemplo, ele pode fazer parte da estrutura em janelas, portas e coberturas e até de objetos de decoração. Seus benefícios nesses casos estão ligados a melhora da iluminação, da valorização do espaço, permitindo que ele pareça mais amplo e harmônico. Então,, já pensou nessas infinitas possibilidades que a composição química do vidro pode trazer?


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende composição química do vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende composição química do vidro: