Como é feita a fabricação de vidro?

A fabricação de vidro consiste em um produto inorgânico de fusão. O que significa isso? Nada mais é do que a passagem de uma substância do estado sólido para o líquido, resfriado em rígidas condições, prevenindo que aconteça a alteração para o estado antigo. O vidro é composto por materiais bastante curiosos, como areia, calcário, dolomita, feldspato, e caco de vidro.

Esse material é bastante utilizado em domesticamente em copos, pratos, panelas, e etc; embalagens, como potes, garrafas, frascos e etc; vidros planos para usos diversos, como lisos, cristais, laminados, impressos, aramados, temperados, entre outros. As fibras de vidro, em acréscimo, podem ser usadas para produção de tecidos, fios e mantas, por exemplo. As diferentes variações de vidro conseguem englobar a produção de inúmeros materiais que compõe nosso dia a dia.

Tipos e processo de fabricação de vidro

Confira abaixo uma listagem com os principais tipos de vidro encontrados no mercado atualmente.

  • Vidro float;
  • Vidro laminado;
  • Vidro temperado;
  • Vidro blindado;
  • Vidro aramado;
  • Vidro jateado.

O processo de fabricação de vidro é bastante trabalhoso. Ele é feito a base de misturas de matérias-primas. À partir dessa mistura, eles são enviados para um forno industrial que atinge temperaturas de até 1600°C. Retirada a massa do forno, ela é despejada no banho float, e o estanho presente nesse recipiente ajuda com que a massa fique completamente plana. Finalizado essa etapa, o vidro é enviado para a câmara de recozimento, onde será resfriado até 250°C com a ajuda de sopradores.

Quando a temperatura estiver mais amena, os vidros são passados para uma esteira ao ar livre para continuarem a resfriar, evitando com que quebrem no momento em que ocorrer o corte. Alcançando o resfriamento, é utilizado um scanner para detectar falhas na massa e analisar sua cor. Caso não houverem defeitos, eles são cortados, e caso contrário, o procedimento é reiniciado.

Reciclagem de vidro

Após o processo de fabricação de vidro, e do uso pelo consumidor, é iniciada a reciclagem. O vidro é 100% reciclável e pode ser utilizado no futuro como matéria-prima para a fabricação de novos vidros. Quando for reciclado, ele deve ser separado por tipo e cor, pois alguns vidros não podem se misturar entre si para não afetar o procedimento.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende fabricação de vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende fabricação de vidro: