Cortar vidro laminado: quais técnicas são usadas?
O vidro é um material versátil dentro de uma residência. Ele pode ser usado em artigos domésticos em cozinhas e objetos mais complexos como box de banheiros e mesas. Esses últimos demandam cortar vidro laminado para que os encaixes sejam realizados. Mas é possível que isso seja feito? Quais são as técnicas?
É possível sim cortar vidro laminado. Existem quatro tipos de cortadores usados por profissionais para que o procedimento ocorra. Eles são:
- Cortador em formato de caneta;
- Cortador em rolo;
- Cortador com ponta diamantada;
- Cortador para retas e curvas.
Vidro laminado
Cortar vidro laminado é um método totalmente possível. Esse tipo de vidro é mais usado para que exista mais segurança para as pessoas. Como isso é feito? É devido à própria técnica do laminado. Ele é composto por duas lâminas de vidro que são unidas no meio por uma película de resina, PVB ou EVA. Esse filme é o que garante a adesão e fazendo das duas placas uma peça única.
O cortar vidro laminado pode ser feito em diversas maneiras, assim como o vidro comum. Existem alguns cuidados a serem tomados para a realização do procedimento. Uma delas é o processo de têmpera. Se o vidro passou por ele, não é possível ser cortado. A atenção com a película entre as lâminas também deve ser constante. Não é permitido que seja aplicado nenhum composto químico e nem submetido ao fogo. Esses dois processos podem provocar o descolamento e separação das placas.
Qual a diferença para o vidro temperado?
O vidro temperado é um tipo conhecido pela sua grande capacidade de resistência. Ele passa por um procedimento chamado têmpera, que a sua transformação em relação ao vidro comum. Esse tratamento é feito com a exposição do material a diferentes temperaturas.
E como é feito? O vidro passa por um aquecimento em temperaturas elevadas. Logo em seguida, ele é exposto ao seu oposto, em temperaturas baixas, resfriando-o. A diferença térmica faz com que a parte externa do vidro seja comprimida, enquanto a parte interna é expandida. Isso faz com que o vidro seja cinco vezes mais resistente que o vidro comum e mais forte a impactos e choques de temperaturas.
Mas e o cortar vidro laminado? Isso procedimento não é permitido para o vidro temperado. Embora ele seja mais resistente, ele é menos flexível. Se são necessários cortes, é preciso que eles sejam feitos antes do processo de têmpera.